Fragmento da Aula de Formação sobre o trabalho com a inclusão – Organização do Ensino … Na prática

letter-1219547_1920

Por: Grazielle Fachini

  • Utilizar estratégias metodológicas diversificadas.
  • Utilizar estratégias de aprendizagem cooperativa.
  • Oferecer experiências e atividades diversificadas, que permitam trabalhar determinados conteúdos, com diversos graus de complexidade e inclusive, conteúdos distintos.
  • Abrir a possibilidade de que os alunos escolham entre diferentes atividades e decidam a forma de realizá-las.
  • Dar a oportunidade para que os alunos pratiquem e apliquem de forma autonôma o que aprenderam.
  • Fazer o uso de uma gama de materiais que possibilitem diferentes atividades.
  • Combinar diferentes tipos de agrupamentos, tanto no que se refere ao tamanho, homogeneidade ou heterogeneidade.
  • Os procedimentos de avaliação devem ser variados.
  • Organizar o espaço da sala de aula de forma que seja agradável, facilite a autonomia e a mobilidade.
  • Criar e manter um clima de respeito e de valorização entre os alunos.
  • Organizar o horário da classe levando em conta o tipo de metodologia e atividade a realizar.
  • Se necessário utilizar o recurso da Adaptação Curricular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *