ENFIM FÉRIAS!!! E AGORA? ESTUDAR OU NÃO, DURANTE AS FÉRIAS?

ferias-1

Por: Grazielle Fachini
Chegamos a mais um final de ano, as festas se aproximam, estudantes entram em férias. O período é bastante propício para descansar, viajar, conhecer outros lugares e culturas, pôr a leitura em dia, visitar museus e exposições, usar o tempo das férias para a construção do ócio criativo.
Muitos pais devem estar se perguntando: “E agora, devo orientar meu filho a estudar neste período de férias? Ou, deixo que ele esqueça seus cadernos e livros escolares? ”
Se deixarmos por conta das crianças e adolescentes, com certeza, os estudos serão esquecidos. Inclusive, é normal que apresentem resistência, quando pais ou responsáveis, os orientarem a estudar. A resposta que, será ouvida é: “Ah, estou de férias! ”
Mas, é importante, crianças e adolescentes, entenderem que, manter o cérebro ativo é necessário para o seu desenvolvimento, inclusive em período de férias. Se estudarem todos os dias alguns minutos, não apresentarão, tantas dificuldades quando houver o retorno às aulas.
Mantendo uma rotina curta de estudos durante as férias, em geral crianças e adolescentes retornam às aulas com mais disposição e tranquilidade. Sem o famoso stress dos primeiros dias de aula.
Algumas sugestões:
• Aproveite as férias para revisar assuntos que podem não terem sido assimilados corretamente.
• Se tiver facilidade com os conteúdos escolares, busque conteúdos novos, principalmente de disciplinas que goste.
• Procure ler um livro (para crianças que ainda estão em fase de alfabetização, os pais devem ler e depois pedir para a criança contar a história).
• Escolha um horário para estudar, que não atrapalhe outras atividades programadas, para às férias. Talvez o início da manhã seja um bom período, dessa forma terá o restante do dia para outras programações. Mas isso depende de cada família.
• O ideal é estudar pelo menos 30 (trinta) minutos por dia.
Devemos destacar que a família é a grande parceira durante esse processo. Os pais e responsáveis devem incentivar e auxiliar os filhos a estudarem no período de férias, a fazer atividades educativas, podendo ser inclusive através de jogos, é um bom momento, para a família estar reunida, afinal podemos associar educação e diversão.
Enfim toda a dedicação empreendida só tem a gerar resultados positivos, dessa maneira além de manter a mente ativa, todos podem se divertir e aproveitar os momentos de lazer e descontração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *