ENTENDENDO AS TERMINOLOGIAS…

DIFICULDADES, DISTÚRBIOS, TRANSTORNOS OU SÍNDROMES?????

Atualmente observamos, professores e pais confusos, com tantas informações a respeito de problemas enfrentados durante os processos de aprendizagem. Neste texto vamos procurar de forma simples entender um pouco o que cada uma dessas terminologias utilizadas na saúde e educação querem dizer.

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

As dificuldades em geral se caracterizam por problemas de ordem passageira como exemplo: os conteúdos escolares, condições adequadas de infraestrutura educacional, organização da criança e família, ou seja, aspectos sociais e culturais.

DISTÚRBIOS

Os distúrbios estão intrinsicamente relacionados ao sujeito aprendente, se referem em sua grande maioria a disfunções neurológicas do indivíduo.

TRANSTORNOS

Os transtornos podem ser de ordem psíquica e ou cognitiva, um conjunto de caracteres que dificulta o processo de aprendizagem na aquisição e ou manutenção dos saberes recebidos. Eles podem se manifestar em uma ou mais áreas de desenvolvimento do indivíduo. Exemplo: linguagem escrita, comunicação, matemática e etc.

SÍNDROME

As síndromes se caracterizam por um conjunto de sinais e sintomas que se manifestam no indivíduo denotando uma doença ou condição de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *